Home » , » PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO

PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO

PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO



JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais
próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos
povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:
• Recuperar as histórias da primeira infância;
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira
lúdica e criativa;
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e
preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários
sentidos da narrativa;
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e
facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no
vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da
argumentação;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete,
receitas, anúncios,);
• Explorar a linguagem oral e escrita.

MATERIAL
Fita de vídeo: Chapeuzinho Vermelho;
Televisão e vídeo;
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).


DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis;
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os
personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação
(Chapeuzinho Amarelo, Chapeuzinho azul, Chapeuzinho vermelho de raiva,
Chapeuzinho moderno etc)
6) Dramatização;
7) Atividades orais e/ou escritas tais como:
• Escrita de palavras com letras móveis
• Caça-personagens
• Cruzadinha
• Receita
• Seqüência com tarjas (música)
• Reescrita coletiva do texto
• Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte
alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
• Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não
estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)

TEMAS TRANSVERSAIS
• Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização,
solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

• Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas
educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...

1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente)
feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo
coberto de pêlos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos.
Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características.

3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem.

6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho.
O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele
pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de
alguns.
(Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima.
(Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar

8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele?
(Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho?
(Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)

14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó?
(Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa?
(Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece:

Terrestre
Aquático
Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê?
(Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).

21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente)

Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,
MATEMÁTICA (DIRIGIDA)

1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas
de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas
usaria? (Desenhar as espigas de milho).

2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma
lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro
de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas
ou moedas).

3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos
brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces
Depois ligar um ao outro).

PRODUTO FINAL: Confecção de livrinhos de receitas para o "Dia das Mães"

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências
utilizadas nas atividades escritas e orais.

• Fonte: Recebido por e-mail (se você é autor do projeto, professor,
envie-nos um email e daremos os devidos créditos)

1 comentários:

Obrigada pelo seu comentário.

Popular Posts

Jogos de Desenhos da Dora Aventureira

Pesquise Aqui

Custom Search

Marcadores

Alfabetização Alfabetos All Artes Artigos Educacionais Atividades Bíblicas Atividades de Alfabetização Atividades de Ciências Atividades de Escrita Atividades de Inglês Atividades de Leitura Atividades de Letramento Atividades de Matemática Atividades de Ortografia Atividades de Produção Textual Atividades de Redação Atividades Geométricas Atividades para 1º ano Atividades para 2º ano Atividades para 3º ano Atividades para 4º ano Atividades para 5º ano Atividades para 6º ano Atividades para 8º Ano Atividades para 9º Ano Atividades Pontilhadas Atividades prontas Bilhetes de Incentivo Bonecas de Papel Bordas Pedagógicas Brinquedos Pedagógicos Caixinha de Leitura Calendários Caligrafia Capas para Cadernos Carnaval Cartazes Cartões Caça-Palavras Cenários Infantis Cliparts Escolares Combinados de Sala de Aula Contos de Fadas Coordenação Motora - Atividades Copa do Mundo Crachás Escolares Cruzadinhas Pedagógicas Datas Comemorativas Descobrimento do Brasil Desenhos para Colorir Desenhos para Emoções Dia da Mulher Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Circo Dia do Gaúcho Dia do Livro Dia do Professor Dia do Soldado Dia do Índio Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas Dicionário Ditados Dobraduras Educação Física Enigmas Espanhol Estações do Ano Etiquetas para Cadernos Família Festa Junina Figuras Escolares Filosofia para Crianças Folclore Frases Frases para Grupos de Estudo Fábulas Infantis Férias Geografia Brasileira Gramática Halloween Higiene Hinos Nacionais História Humor Hábitos de Higiene Ideias Identidade da Criança Imagens para enfeitar atividades Incentivos Interpretação de Textos Jogos Pedagógicos Jograis Labirintos - Atividades Lembrancinhas Letramento Liga-pontos Literatura Infantil Mandalas Infantis Mascaras Infantis Matemática Matemática Infantil Material Dourado Maternal Meus textos modelos de Ficha de Avaliação Modelos de Termos de Compromisso Moldes Máscaras Infantis Músicas Infantis Natal Notícias da Educação Numerais Origamis Ortografia Paródias Peças de Teatro Infantil Poesias Infantis Pontuação Problemas de Matemática Projetos Pedagógicos Prova Brasil Páscoa Regras e Rotina Religião Rotina Musical Sete de Setembro Silabários Tabuada Textos para Reuniões Pedagógicas Tirinhas Trânsito Turma da Mônica Vídeos Pedagógicos

Receba em seu Email

Visitantes