Atividades Educativas. Atividades pedagógicas

Apresentação do blog

Adotando-se o modelo teórico proposto por Noam Chomsky*, poderíamos enfocar a comunicação segundo o diagrama abaixo:
Noam_Chomsky_leitura_dinâmicaConsiderando-se que a linguagem é um processo dinâmico onde todas estas áreas estão interligadas e interagindo, torna-se difícil o enfoque de um determinado aspecto isoladamente. Por esta razão proponho, apenas com intuito didático, dividir o material em quatro grandes áreas, a saber:
COMPREENSÃO — que inclui a capacidade para perceber de forma organizada e coerente qualquer tipo de mensagem que exija o desempenho adequado de habilidades linguísticas específicas.
LEITURA — que inclui basicamente a decodificação ao nível gráfico em diferentes situações. Igualmente será abordada a intelecção de textos propriamente dita.
EXPRESSÃO ORAL — que inclui a habilidade de comunicação em uma comunidade linguística, de modo adequado e eficaz, utilizando-se as possibilidades de transformações que a língua lhe oferece.
EXPRESSÃO GRÁFICA — que inclui as habilidades acima e, principalmente, o emprego de certa originalidade e fluência, assim como o desenvolvimento da sua potencialidade de criação.
Pressupõe-se que há uma certa dinâmica na utilização dos jogos. Cada um foi agrupado em uma das quatro áreas segundo seu objetivo mais aparente, embora muitos deles possam ser utilizados com os propósitos expressos em outras áreas.
(*)   Syntatic Structures e Aspects of the Theory of Syntax.