Projeto Copa do mundo 2010 para alunos da educação Infantil e Fundamental

Projeto Copa do mundo 2010 para alunos da educação Infantil e Fundamental

 Copa do mundo
Objetivos
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.

Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?


• O que podemos observar nos grupos?

• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material



• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

• Hino Nacional

Temas Transversais

Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)

Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)

Montar uma revistinha da copacom atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa

Música: Rumo ao Penta (Pelé)

Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.

Português:
  • O Hino Nacional
  • A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
  • Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
  • Música da Copa;
  • Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
  • Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
  • Livros de literatura infantil (a verificar);
  • Entendimento e ilustração;
  • Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
  • Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
  • Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
  • Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;
Matemática:
  • Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)
  • Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
  • Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
  • Os reservas da seleção (função)
  • Agenda da copa
  • Análise do placar dos jogos do Brasil
  • O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
  • Liga pontos.
História e Geografia:
  • História das Copas
  • Sede da Copa
  • Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
  • Localização no mapa da sede da Copa
  • Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
  • A Bandeira Brasileira
  • As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
  • As bandeiras dos demais países
  • Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
  • Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
  • O respeito às demais seleções
  • Reforçar o espírito patriótico
  • Retrospectiva das Copas
Ciências:
  • A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
  • O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)
  • O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
  • Os valores nutricionais de alguns alimentos;
  • Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
  • Montar com as crianças um cardápio
  • Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões:
  • Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
  • Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
Autoria: Professora Eliane Pera

COMPARTILHE NO:

4 comentários to ''Projeto Copa do mundo 2010 para alunos da educação Infantil e Fundamental"

ADD COMMENT
  1. onde acho as respostas pra esse trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das atividades do projeto Copa do mundo 2010. Vou adaptá- las para minha turma.

    ResponderExcluir
  3. O seu projeto Copa do Mundo está perfeito, muito obbrigada por nos proporcionar a oportunidade de partilhar de um trabalho maravilhoso..
    Fica com Deus.
    bjuss

    ResponderExcluir
  4. O projeto não é meu não, foi a professora Eliane Pera quem o fez.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.