Atividades Educativas. Atividades pedagógicas

Um passo pra frente, um passo pra trás

Esta é mais uma dica de atividade que pode ser usada pelos educadores que acessam este blog.



Objetivo: Aprimorar a capacidade de compreensão de linguagem e acuidade na seleção de conceitos

Material: Tendo escolhido um tema X, o orientador de verá elaborar uma série de afirmações sobra o mesmo que variem, desde a adequação, até absurdo. Assim, por exemplo, se se houver decidido por um assunto de pintura, pode se tanto incluir juízos do tipo. A criatividade é essencial para o pintor como. Para ser um, bom pintor é preciso usar boné.

Preparação: Distribuir  os  participantes  em   duas  equipes dispondo-os em semi-círculos. Como para o desenvolvimento do jogo todos deverão estar de pé, seria conveniente realizá-lo em uma quadra de esportes ou em uma sala vazia.

Desenvolvimento: A tarefa dos grupos é simples, devendo apenas estarem atentos às emissões do orientador, aos seus próprios movimentos e fazerem uso do seu bom-senso.    De acordo com as instruções que lhes serão transmitidas, deverão dar um passo à frente toda vez que se anunciar um conceito considerado justo e dar um passo para trás quando ocorrer o inverso.

Avaliação: Poderá ser atribuído ponto positivo    à equipe que apresentar o menor número de dissonâncias nos movimentos.