Home » » Aprenda a usar os Porquês no texto

Aprenda a usar os Porquês no texto

Você, com certeza, já deve ter tido dúvidas em como empregar os quatro tipos de porquês: por que (separado e sem acento); porque (junto e sem acento), por quê (separado e com acento) e porquê (junto e com acento). Vamos ver como utilizá-los e sanar essas dúvidas? Então, siga a minha explicação:


Leia abaixo o pequeno texto que escrevi para ilustrar o uso dos porquês em um contexto (situação).


Lúcia recebeu visita de sua irmã, que não a visitava há dois anos:
- Por que você resolveu aparecer?
- Eu voltei porque senti saudade...
- E antes, não veio por quê?
- Você precisa saber o porquê de tudo?
- Sim, pois quando você for embora, que eu saiba por que um dia vai voltar. E não me pergunte por quê, mas eu não gostei dessa visita...

Agora vamos entender como usar:


Por que você resolveu aparecer?

SEMPRE que estiver NO COMEÇO de frase interrogativa, utilizamos Por que (separado e sem acento)

* Ainda pode ser empregado quando se tratar da preposição por + pronome relativo que, neste caso, será relativo à “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”, “pelas quais” “por que motivo” ou”por que razão”ou ainda “para que”: 
- Sim, pois quando você for embora, que eu saiba por que um dia vai voltar. 
(por que= sentido de para que ou por que razão)


Porque
 senti saudade... 

Utilizamos em respostas a perguntas, ou toda vez que estiver indicando “o motivo pelo qual”. Sabemos, no exemplo, que o motivo pelo qual Lúcia veio visitar a irmã foi saudade. Deve ser usado, portanto, porque (junto e sem acento).Observe também que geralmente este aparece em frases declarativas ( frases com ponto final ou ponto de exclamação)
E antes, não veio por quê? 

SEMPRE que estiver NO FINAL de frase quando vier imediatamente antes de um ponto, seja este ponto final, ponto de interrogação ou exclamação, utilizaremos por quê (separado e com acento).

Também pode aparecer antes de uma pausa forte:

E não me pergunte por quê, mas eu não gostei dessa visita...

Você precisa saber o porquê de tudo?

SEMPRE que tiver um termo anterior que o substantive (artigo, numeral, adjetivo, etc.), ou seja, que o transforme em um substantivo.Terá nesse caso, o sentido sinônimo de “causa”, “razão”, “motivo”.

Exemplos para entender melhor: 
- Você precisa saber o porquê de tudo?(o = artigo definido)
- Você precisa saber do porquê de tudo?(de+o=preposição mais artigo)
- Você precisa saber um porquê de tudo?(um = artigo indefinido) 

* Observe ainda que, se o termo anterior estiver no plural, o porquê também vai para o plural:

 Você precisa saber os porquês de tudo? 

Espero que esta pequena explicação possa ter-lhe ajudado a entender melhor o uso dos porquês.

Autoria do Texto: Jô Angel

Aguardo seu comentário!

11 comentários:

  1. é muito legal para estudar pra prova esse site !! ameiii !! bjssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. olha eu amei amei o seu texto. porque se não fosse vc eu não conseguiria estudar e entender.Muitoooooooo obrigadaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela ajuda,fiz meu trabalho e vou tirar uma ótima nota!...........

    ResponderExcluir
  4. eu achei muito massa esse texto. só não aprende quem não quer. Um cheiro pra todos.

    ResponderExcluir
  5. amei esse site tem todo o assunto da prova!!!

    ResponderExcluir
  6. mto obrigado por sua ajuda!! ;)

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Era o que eu precisava, obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Tirei todas as minhas dúvidas muito perfeita as explicações! Grato!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.

Popular Posts

Jogos de Desenhos da Dora Aventureira

Pesquise Aqui

Custom Search

Marcadores

Alfabetização Alfabetos All Artes Artigos Educacionais Atividades Bíblicas Atividades de Alfabetização Atividades de Ciências Atividades de Escrita Atividades de Inglês Atividades de Leitura Atividades de Letramento Atividades de Matemática Atividades de Ortografia Atividades de Produção Textual Atividades de Redação Atividades Geométricas Atividades para 1º ano Atividades para 2º ano Atividades para 3º ano Atividades para 4º ano Atividades para 5º ano Atividades para 6º ano Atividades para 8º Ano Atividades para 9º Ano Atividades Pontilhadas Atividades prontas Bilhetes de Incentivo Bonecas de Papel Bordas Pedagógicas Brinquedos Pedagógicos Caixinha de Leitura Calendários Caligrafia Capas para Cadernos Carnaval Cartazes Cartões Caça-Palavras Cenários Infantis Cliparts Escolares Combinados de Sala de Aula Contos de Fadas Coordenação Motora - Atividades Copa do Mundo Crachás Escolares Cruzadinhas Pedagógicas Datas Comemorativas Descobrimento do Brasil Desenhos para Colorir Desenhos para Emoções Dia da Mulher Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Circo Dia do Gaúcho Dia do Livro Dia do Professor Dia do Soldado Dia do Índio Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas Dicionário Ditados Dobraduras Educação Física Enigmas Espanhol Estações do Ano Etiquetas para Cadernos Família Festa Junina Figuras Escolares Filosofia para Crianças Folclore Frases Frases para Grupos de Estudo Fábulas Infantis Férias Geografia Brasileira Gramática Halloween Higiene Hinos Nacionais História Humor Hábitos de Higiene Ideias Identidade da Criança Imagens para enfeitar atividades Incentivos Interpretação de Textos Jogos Pedagógicos Jograis Labirintos - Atividades Lembrancinhas Letramento Liga-pontos Literatura Infantil Mandalas Infantis Mascaras Infantis Matemática Matemática Infantil Material Dourado Maternal Meus textos modelos de Ficha de Avaliação Modelos de Termos de Compromisso Moldes Máscaras Infantis Músicas Infantis Natal Notícias da Educação Numerais Origamis Ortografia Paródias Peças de Teatro Infantil Poesias Infantis Pontuação Problemas de Matemática Projetos Pedagógicos Prova Brasil Páscoa Regras e Rotina Religião Rotina Musical Sete de Setembro Silabários Tabuada Textos para Reuniões Pedagógicas Tirinhas Trânsito Turma da Mônica Vídeos Pedagógicos

Receba em seu Email

Visitantes