Atividades Educativas. Atividades pedagógicas

Curiosidades e regulamento sobre a Copa do Mundo


Curiosidades sobre a Copa do Mundo de Futebol


- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- Itália foi quatro vezes campeã, seguida da Alemanha três vezes campeã e das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;

Regulamento 
A fase final da Copa do Mundo é disputada por 32 seleções. A Europa tem direito a 14 vagas, uma delas ocupada pelo país-sede. O continente africano envia 5 representantes, enquanto que a América do Sul e a Ásia têm, cada uma, 4 países garantidos. Já a Concacaf, confederação que reúne as seleções da América do Norte, América Central e Caribe, tem direito a 3 vagas. As duas vagas restantes são definidas em confrontos de repescagem entre seleções da América do Sul e da Oceania e equipes da Ásia e da Concacaf. 


Sistema de disputa

1ª fase
A primeira fase será disputada no sistema de ligas, isto é, as seleções jogam contra as outras integrantes do seu grupo. Cada vitória vale três pontos e cada empate um ponto. A equipe perdedora não ganha nenhum ponto.
Após a disputa dos seis jogos, as duas seleções que conquistarem mais pontos dentro do grupo passarão para a próxima fase, as oitavas-de-final. Caso duas equipes terminem empatadas em número de pontos, os critérios de desempate são os seguintes (pela ordem): saldo de gols, gols marcados, confronto direto, saldos de gols no confronto direto, gols marcados no confronto direto e sorteio.
Oitavas-de-final
Dessa fase em diante, os jogos são eliminatórios. Os confrontos serão disputados entre os vencedores de cada grupo e os segundos colocados em seus grupos.
Caso haja empate no fim do tempo regulamentar de 90 minutos, será disputada uma prorrogação de meia-hora, com dois tempos de 15 minutos cada. Caso o empate persista, o vencedor será conhecido na disputa por pênaltis.
Para esclarecer: o sistema conhecido como "Golden Goal", ou "Gol de Ouro", em que a primeira equipe que marcar um gol na prorrogação é a vencedora, não será usado na Alemanha. Em 2002, na Copa do Japão e da Coréia do Sul, o "Gol de Ouro" foi a alegria de seleções como Coréia do Sul (oitavas-de-final contra a Itália), Senegal (oitavas-de-final contra a Suécia) e Turquia (quartas-de-final contra a Senegal).
Quartas-de-final
Os vencedores de cada confronto das oitavas se enfrentam, de acordo com a tabela da Fifa.
Semifinais
Os vencedores de cada confronto das quartas se enfrentam, de acordo com a tabela da Fifa.
Terceiro lugar
Os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar da competição.
Final
Será disputada entre as seleções que vencerem seus jogos na etapa semifinal.
Doping
É considerado doping qualquer tentativa de melhorar a performance do jogador. Tentativas de alterar ou destruir as amostras de urina também são considerados atos de doping. Testes antidoping com amostras de urina e sangue serão realizados durante treinamentos e jogos. Qualquer jogador do elenco, inclusive aqueles que não participaram de um determinado jogo, pode ser convocado para o antidoping.
Painéis eletrônicos
Será usado para mostrar substituições de jogadores e acréscimos. Relógio com a duração da partida pode aparecer, mas a contagem deve parar no final de cada tempo regulamentar.
Estádios
Tanto nas eliminatórias quanto na fase final, os estádios devem oferecer somente lugares sentados. O campo de jogo deve ter as dimensões de 105m x 68m. A Fifa permite que jogos sejam realizadas em gramados naturais ou sintéticos, mas na Copa da Alemanha não haverá campos artificais.
W.O
O oponente será considerado o vencedor por um placar de 3 a 0 (ou por um placar maior se a equipe que abandonar o jogo já estiver perdendo por mais gols de diferença), ganhando automaticamente 3 pontos.
Evolução das Regras 
Desde os tempos da bola de capotão, as regras do futebol sofreram diversas alterações. Até a Copa da Inglaterra de 1966, por exemplo, não eram permitidas substituições. Prorrogação em dois tempos de 15 minutos e a não marcação do impedimento quando o atacante estiver na mesma linha do defensor são outras das mudanças promovidas pela Fifa ao longo dos anos. Veja, item a item, o que vale hoje dentro das quatro linhas.
Início e reinício do jogo
 A equipe que ganhar o sorteio do cara ou coroa decidirá a direção em que atacará no primeiro tempo da partida.
 A outra equipe terá a posse de bola para iniciar o jogo.
 A equipe que ganhar o sorteio terá a posse de bola no início do segundo tempo.
 Na etapa final, as equipes mudarão de lado e atacarão em direção oposta a do primeiro tempo.
Pontapé de saída
O pontapé de saída é uma forma de reiniciar o jogo:
• Após a marcação de um gol
• No começo do segundo tempo da partida
• No começo de cada tempo da prorrogação, caso seja necessário.
• É permitido marcar um gol diretamente do pontapé de saída
Bola fora de jogo
A bola estará fora de jogo quando: tiver ultrapassado completamente uma linha lateral ou de fundo, seja pelo chão ou pelo ar.
Bola em jogo
A bola estará em jogo em qualquer outra circunstância, inclusive quando: rebater em uma das traves e permanecer dentro das quatro linhas ou tocar no árbitro ou em um dos assistentes, desde que estes estejam dentro dos limites do campo.
Impedimento
Um jogador estará em posição de impedimento quando: se encontrar mais próximo da linha de fundo contrária do que a bola e o penúltimo adversário.
Um jogador não estará em posição de impedimento se:
  • Receber a bola em seu campo
  • Tiver dois adversários à sua frente
  • Estiver atrás, ou na mesma linha, de quem passou a bola
Um jogador em posição de impedimento será punido somente quando, no momento do passe, o árbitro julgar que:
  • Ele está interferindo no jogo
  • Ele está atrapalhando um adversário
  • Ganhando vantagem da posição adiantada
Não existirá impedimento se o jogador receber a bola diretamente de:
  • Um tiro de meta
  • Um arremesso lateral
  • Uma cobrança de escanteio
Para qualquer marcação de impedimento, o árbitro deverá anotar um tiro livre indireto para a equipe adversária, que deverá ser cobrado do lugar de onde se cometeu a infração.
Gol marcado
O gol será validado quando a bola ultrapassar totalmente a linha entre as traves e por debaixo do travessão, sempre que a equipe anotadora não tenha cometido nenhuma infração na regra.
Prorrogação
Caso haja empate ao término do tempo regulamentar e necessidade de uma prorrogação, esta será sempre disputada em duas partes de 15 minutos cada uma, com um descanso de 5 minutos ao final do tempo regulamentar. No entanto, não haverá descanso ao entre os tempos da prorrogação.
Cobranças de pênalti
Será concedida uma cobrança de pênalti contra a equipe que cometeu uma das dez infrações que caracterizam um tiro livre direto, dentro de sua própria grande área, enquanto a bola está em jogo.
É permitido marcar um gol diretamente em uma cobrança de pênalti.
Será concedido um tempo adicional para que se possa executar uma cobrança de pênalti ao final de cada tempo ou ao final dos períodos da prorrogação.
Procedimentos de substituição
Para substituir um jogador deverão ser observadas as seguintes condições:
• O árbitro deverá ser informado da substituição proposta;
• O substituto não poderá entrar no gramado antes de receber autorização do árbitro e que o jogador substituído tenha deixado o campo;
• O substituto entrará no terreno de jogo unicamente pela linha do meio de campo e durante uma interrupção da partida;
• Uma substituição estará consumada quando o substituto entrar no terreno de jogo;
• Um jogador que tenha sido substituído não pode mais voltar para a partida;
• Todos os reservas e jogadores substituídos estão submetidos à autoridade do árbitro, sejam chamados ou não a participar da partida.
Os árbitros
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo.
Na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, as decisões da Comissão de Árbitros da Fifa foram definitivas e não sujeitas a apelações.
A bola
Propriedades e medidas
  • Será esférica
  • Será de couro ou outro material adequado
  • Terá uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm
  • Terá um peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g no início do partida
  • Terá uma pressão equivalente a 0,6 - 1,1 atmosferas (600 - 1100 g/cm²) ao nível do mar