Home » , , » Menina bonita do laço de fita - texto

Menina bonita do laço de fita - texto

Menina bonita do laço de fita
Menina bonita do laço de fita

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...


Livro de Ana Maria Machado




Atividades de Leitura e Escrita, Atividades de Produção Textual, Atividades prontas, Literatura Infantil, Produção Textual, Textos Infantis, 

4 comentários:

  1. Muito boa a história mais ela é velha que Deus pai todo poderoso dos velhos.

    Ateé minha irmã já fez teatro dessa história e foi quando ela tinha 9 anos hoje ela já 14.
    Nossa!

    ResponderExcluir
  2. NÃO CONCORDO, ACHO QUE MESMO SENDO UMA HISTÓRIA ANTIGA, TRATA DE VALORES ESQUECIDOS PELA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS, QUE SE DIZ TÃO MODERNA MAS TEM ATITUDES TÃO RETROGRADAS.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo seu trabalho com a menina bonita do laço de fita. Eu trabalho em uma escola no sertão da paraiba e trabalho a menina bonita do laço de fita. A historia e velha para um educador que não educa com amor. Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o blog e para contribuir acesse o site www.acordacultura.gov.br e lá você encontra tudo para trabalhar a questão das diferenças que o MEC disponibiliza. Menina bonita nunca sai de moda porque sempre haverá meninas bonitas que nem sempre usam laço de fita, mas tererê e apliques. Parabéns pelo seu trabalho!

      Rose

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário.

Popular Posts

Jogos de Desenhos da Dora Aventureira

Pesquise Aqui

Custom Search

Marcadores

Alfabetização Alfabetos All Artes Artigos Educacionais Atividades Bíblicas Atividades de Alfabetização Atividades de Ciências Atividades de Escrita Atividades de Inglês Atividades de Leitura Atividades de Letramento Atividades de Matemática Atividades de Ortografia Atividades de Produção Textual Atividades de Redação Atividades Geométricas Atividades para 1º ano Atividades para 2º ano Atividades para 3º ano Atividades para 4º ano Atividades para 5º ano Atividades para 6º ano Atividades para 8º Ano Atividades para 9º Ano Atividades Pontilhadas Atividades prontas Bilhetes de Incentivo Bonecas de Papel Bordas Pedagógicas Brinquedos Pedagógicos Caixinha de Leitura Calendários Caligrafia Capas para Cadernos Carnaval Cartazes Cartões Caça-Palavras Cenários Infantis Cliparts Escolares Combinados de Sala de Aula Contos de Fadas Coordenação Motora - Atividades Copa do Mundo Crachás Escolares Cruzadinhas Pedagógicas Datas Comemorativas Descobrimento do Brasil Desenhos para Colorir Desenhos para Emoções Dia da Mulher Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Circo Dia do Gaúcho Dia do Livro Dia do Professor Dia do Soldado Dia do Índio Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas Dicionário Ditados Dobraduras Educação Física Enigmas Espanhol Estações do Ano Etiquetas para Cadernos Família Festa Junina Figuras Escolares Filosofia para Crianças Folclore Frases Frases para Grupos de Estudo Fábulas Infantis Férias Geografia Brasileira Gramática Halloween Higiene Hinos Nacionais História Humor Hábitos de Higiene Ideias Identidade da Criança Imagens para enfeitar atividades Incentivos Interpretação de Textos Jogos Pedagógicos Jograis Labirintos - Atividades Lembrancinhas Letramento Liga-pontos Literatura Infantil Mandalas Infantis Mascaras Infantis Matemática Matemática Infantil Material Dourado Maternal Meus textos modelos de Ficha de Avaliação Modelos de Termos de Compromisso Moldes Máscaras Infantis Músicas Infantis Natal Notícias da Educação Numerais Origamis Ortografia Paródias Peças de Teatro Infantil Poesias Infantis Pontuação Problemas de Matemática Projetos Pedagógicos Prova Brasil Páscoa Regras e Rotina Religião Rotina Musical Sete de Setembro Silabários Tabuada Textos para Reuniões Pedagógicas Tirinhas Trânsito Turma da Mônica Vídeos Pedagógicos

Receba em seu Email

Visitantes