A coruja e a águia – fábula com exercício de interpretação



Leia o texto.
a coruja e a aguia
A coruja e a águia


Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.

Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.

— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?

— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.



Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.


Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…


Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
                                     
                   Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.


CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO



01. Quem são os personagens principais?
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
03. Como a coruja descreveu seus filhotes?
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?

05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.

07. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:





08 - Leia novamente o texto A coruja e a águia e assinale as alternativas corretas

1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos lindos                           c) dois filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos lindos                           d)três filhotinhos horríveis
2)  A coruja disse para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes                                              c) lindos e alegres
b) alegres e feios                                               d) feios  e tristes
3) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos                         
(c) eles estavam dormindo
(b) eles eram horríveis para a águia   (d) eles estavam piando muito alto
4) A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
5) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era cega              
(b) era muito convencida
(c) não enxergava muito bem
(d) era a mãe deles
6) Essa história trata especialmente de:
a) incompreensão   (b) mentira         ( c) esperteza          (d) ingratidão
7) Esse texto é:
(a) uma poesia  (b) Texto informativo   (c) um conto de fadas  (d) uma fábula

VOCÊ SABIA?
Esta fábula de Monteiro Lobato é uma das dezenas de varições feitas através dos séculos da fábulas de Esopo, escritor grego, que viveu no século VI AC.  Suas fábulas foram reunidas e atribuídas a ele, por Demétrius em 325 AC.  Desde então tornaram-se clássicos da cultura ocidental e muitos escritores como Monteiro Lobato, re-escreveram e ficaram famosos por recriarem estas histórias, o que mostra a universalidade dos textos, das emoções descritas e da moral neles exemplificada.  Entre os mais famosos escritores que recriaram as Fábulas de Esopo estão Fedro e La Fontaine. 
José Bento 
Monteiro Lobato, (Taubaté, SP, 1882 – 1948).  Escritor, contista, dedicou-se à literatura infantil. Foi um dos fundadores da Companhia Editora Nacional. Chamava-se José Renato Monteiro Lobato e alterou o nome posteriormente para José Bento.

COMPARTILHE NO:

23 comentários to ''A coruja e a águia – fábula com exercício de interpretação"

ADD COMMENT
  1. ameiiiiii perfeitooo!! tipo vc ta de parabens por esse esforço espero q vc tenha muuuiito sucesso com isso!!

    ResponderExcluir
  2. legal.. muito bom < é bom pro aprendizado e para o raciocinio logico !

    ResponderExcluir
  3. 6) Essa história trata especialmente de:
    a) incompreensão (b) mentira ( c) esperteza (d) ingratidão
    Por parte da coruja seria uma incompreensão mas por parte da águia uma mentira. Na moral fala "ninguém acredite" podemos então analisar por qual ângulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certamente é a alternativa a) , pois a águia por ter interpretado a coruja,não compreendeu sua definição para com as suas crias.

      Excluir
  4. maravilhosa essa fabula de Monteiro Lobato.ameiii.Arminda.Rio Verde.Goias.

    ResponderExcluir
  5. nossa muittto legaal , adoreeii estaa fábulaa .. keem aamaa Oo feeiio , Boniito Lhee pareecee..Gosteeii

    ResponderExcluir
  6. Só falta o gabarito...

    ResponderExcluir
  7. Sou professor de uma escola aqui em PE, e vez por outra, lanço mão de suas atividades para trabalhar alguns conteúdos com meus alunos.
    Muito bom!
    Muito Obrigado por seu trabalho e dedicação!
    Você abençoa-nos com seu trabalho e criatividade.
    Professor Richard Max

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, esse mesmo texto minha professora passou para casa!

    ResponderExcluir
  9. muito legaaaalllllllllllllll] vc merece

    ResponderExcluir
  10. Amei esse texto de coração

    ResponderExcluir
  11. Adorei texto... muito bom!
    parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Queria que minha professora fizese uma prova assim

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante esse blog! Resolveu um grande problema meu hoje, valeu mesmo e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. sensacional, muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Trabalhar textos reflexivos com nossos alunos é um meio de levá-los a pensar e analisar o contexto da leitura, isso é muito importante.

    ResponderExcluir
  16. muito bom de mais mesmo

    ResponderExcluir
  17. Perfeito este texto. Lembro-me de um livro que estudei no ensino fundamental. Você poderia me indicar o nome do livro do qual foi tirado o texto e suas questões?

    ResponderExcluir
  18. Ótima suas experiências continue sempre assim.

    ResponderExcluir
  19. tope e muito bom

    ResponderExcluir
  20. Achei a resposta de algumas atividades aí, legal. GOSTEI DEMAIS!

    ResponderExcluir
  21. já fiz essa tarefa na escola e ganhei um dez kkkk sou de mais

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.