Atividades Educativas. Atividades pedagógicas

Avaliação com texto de São João para 5º Ano

A LENDA DO SURGIMENTO DA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

chico-pulando-fogueiraDizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:
__ Como poderei saber do nascimento dessa criança?

 

__ Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.

Interpretando o texto:

1. A lenda fala do nascimento de uma criança. Quem era essa criança?

______________________________________________________________________________________________________________________


2.Em que data aconteceu o fato que está registrado na lenda?

______________________________________________________________________________________________________________________


3.Quem era a mãe de João Batista, segundo a lenda?

______________________________________________________________________________________________________________________


4.Como Nossa Senhora ficou sabendo do nascimento de João Batista?

______________________________________________________________________________________________________________________

5.E por falar em balões... O que você sabe a respeito do hábito que as pessoas têm de soltar balões nesta época do ano? É um hábito saudável e correto? O que você pode fazer para ajudar a conscientizar essas pessoas do perigo dos balões?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.Pense bem e escreva algumas coisas ruins que podem acontecer quando se solta balões:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.Você costuma participar de festas juninas na sua escola, igreja ou cidade? Você gosta das festas? O que mais gosta nelas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.Imagine que você é o organizador de uma festa junina. Como seria a sua festa? O que teria nela? E o que não teria? Solte a sua imaginação!

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(Fonte do texto: internet. Questões elaboradas por Professora Elizabeth, Espaço Educar)

GRAMÁTICA

1)Complete as frases com artigos DEFINIDOS ou INDEFINIDOS adequados:

a) Mostre-me_______ livro que você comprou.

b) Ontem, veio aqui______ garota querendo falar com você.

c) Você conhece_______ moço que acabou de entrar na sala?

d) Onde estão______ meus cadernos?

e) Chamem______ pais desse aluno.

f) Gostaria de ter_______ apartamento na praia.

g)Ele inventou_____ desculpas para justificar______ atraso.

h) Quem é ______ autora desse livro?

2- Reescreva as frases, mantendo apenas as palavras escritas de forma adequada para o contexto:

a)  O jornalista não pôs o acento/assento na palavra correta.
______________________________________________________________________________________________________________________

b)  O tapeceiro reformou o acento/assento da cadeira.
______________________________________________________________________________________________________________________

c)  Espero que eles viagem/viajem amanhã cedo.
_

_____________________________________________________________________________________________________________________


d)  Espero que eles façam uma boa viagem/viajem.

______________________________________________________________________________________________________________________


e)  Tivemos que apertar o passo/paço para chegar antes da chuva.

______________________________________________________________________________________________________________________


f)  Combinamos de nos encontrar às sete horas, no Passo/Paço das Artes.

______________________________________________________________________________________________________________________


g)  Aquela menina monta sem sela/cela.

______________________________________________________________________________________________________________________


h)  É o carcereiro quem abre e fecha a sela/cela.

______________________________________________________________________________________________________________________