Home » , , » Interpretação de Texto 8º e 9º ano

Interpretação de Texto 8º e 9º ano


TEXTO: MEU IDEAL SERIA ESCREVER... – Rubem Braga


Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a  cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso até nosso conhecimento; é divina.”

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO


01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?

02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?

03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.

04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?

05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.

06) Relacione as colunas conforme as reações das pessoas diante da história:

(a) moça triste (     ) libertaria os detentos, dizendo-lhes para se comportarem, pois não gostava de

prender ninguém

(b) amigas da moça triste (     ) sentir-se-ia tão feliz que se lembraria do alegre tempo de namoro

(c) casal mal-humorado    ) ficariam espantadas com a alegria repentina da moça

(d) comissário do distrito (     ) concluiria que teria valido a pena viver tanto, só para ouvir uma história tão

engraçada

(e) sábio chinês    ) ficaria feliz e contaria a história para a cozinheira e as amigas

07) Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? Copie a alternativa correta:

(a) porque, na verdade, a moça triste não existia

(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada

(c) por modéstia e humildade

(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história


08) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?

09) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.

Gabarito
meu ideal seria escrever texto e interpretação gabaritoFonte: Luciliane

Imagem para imprimir do Texto com atividades de interpretação

meu ideal seria escrever texto e interpretação

15 comentários:

  1. Muito obrigada!Atividades assim facilitam muito o nosso dia a dia.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta atividades, pois os meus alunos estão com dificuldades de interpretação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Amei essa atividade! Bom texto e com interpretação! Muito útil p nós professores! Mto obrigada

    ResponderExcluir
  4. ADOREI AS ATIVIDADES

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI MUITO DESSAS ATIVIDADES. PARABÉNS E MUITO OBRIGADO POR DIVIDIR COM TODOS OS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADA!! FOI MUITO ÚTIL PRA MIM ESSE TEXTO... QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ NESSE TRABALHO!

    ResponderExcluir
  7. ADOREI!!! CONTINUE COMPARTILHANDO SUAS ATIVIDADES CONOSCO!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola meu nome é Odair, obrigado por compartlihar esaas atividades.

    ResponderExcluir
  9. pode disponibilizar mais textos com interpretação e gabaritos?

    ResponderExcluir
  10. As suas atividades são muito bem elaboradas. Parabéns! Tenho utilizado algumas em minhas aulas. Obrigada!
    Rosângela - João Câmara-RN

    ResponderExcluir
  11. Minha prof USO isso comma prova

    ResponderExcluir
  12. Minha professor usou este texto em uma prova

    ResponderExcluir
  13. adorei copiei e trabalhei em sala. meus alunos adoraram..

    ResponderExcluir
  14. Excelente trabalho, ajuda e facilita o dia-a-dia de professores e alunos!! Parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.

Popular Posts

Jogos de Desenhos da Dora Aventureira

Pesquise Aqui

Custom Search

Marcadores

Alfabetização Alfabetos All Artes Artigos Educacionais Atividades Bíblicas Atividades de Alfabetização Atividades de Ciências Atividades de Escrita Atividades de Inglês Atividades de Leitura Atividades de Letramento Atividades de Matemática Atividades de Ortografia Atividades de Produção Textual Atividades de Redação Atividades Geométricas Atividades para 1º ano Atividades para 2º ano Atividades para 3º ano Atividades para 4º ano Atividades para 5º ano Atividades para 6º ano Atividades para 8º Ano Atividades para 9º Ano Atividades Pontilhadas Atividades prontas Bilhetes de Incentivo Bonecas de Papel Bordas Pedagógicas Brinquedos Pedagógicos Caixinha de Leitura Calendários Caligrafia Capas para Cadernos Carnaval Cartazes Cartões Caça-Palavras Cenários Infantis Cliparts Escolares Combinados de Sala de Aula Contos de Fadas Coordenação Motora - Atividades Copa do Mundo Crachás Escolares Cruzadinhas Pedagógicas Datas Comemorativas Descobrimento do Brasil Desenhos para Colorir Desenhos para Emoções Dia da Mulher Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Circo Dia do Gaúcho Dia do Livro Dia do Professor Dia do Soldado Dia do Índio Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas Dicionário Ditados Dobraduras Educação Física Enigmas Espanhol Estações do Ano Etiquetas para Cadernos Família Festa Junina Figuras Escolares Filosofia para Crianças Folclore Frases Frases para Grupos de Estudo Fábulas Infantis Férias Geografia Brasileira Gramática Halloween Higiene Hinos Nacionais História Humor Hábitos de Higiene Ideias Identidade da Criança Imagens para enfeitar atividades Incentivos Interpretação de Textos Jogos Pedagógicos Jograis Labirintos - Atividades Lembrancinhas Letramento Liga-pontos Literatura Infantil Mandalas Infantis Mascaras Infantis Matemática Matemática Infantil Material Dourado Maternal Meus textos modelos de Ficha de Avaliação Modelos de Termos de Compromisso Moldes Máscaras Infantis Músicas Infantis Natal Notícias da Educação Numerais Origamis Ortografia Paródias Peças de Teatro Infantil Poesias Infantis Pontuação Problemas de Matemática Projetos Pedagógicos Prova Brasil Páscoa Regras e Rotina Religião Rotina Musical Sete de Setembro Silabários Tabuada Textos para Reuniões Pedagógicas Tirinhas Trânsito Turma da Mônica Vídeos Pedagógicos

Receba em seu Email

Visitantes